TRIP SCUBA EM PENÍNSULA DE MARAÚ - BA

16/01/2020

Paz e bem, bom dia familiares, amigos e seguidores, dia 03/01/2020, nossa Trip Scuba desembarcou em Barra Grande, Península de Maraú - BA. Ficamos de 03/01/2020 à 07/01/2020 hospedados na Pousada Brisa da Barra, da Dona Nice. O lugar é maravilhoso, a pousada super gostosa e aconchegante, além do super atendimento que tivemos, foi tudo muito especial.

A Península de Maraú está situada no litoral Sul da Bahia, aproximadamente 66 km de Itacaré, por uma estrada sem pavimentação. A viagem não foi fácil, pois havia chovido muito na virada de ano, e a estrada de terra e areia estava horrível, demoramos três horas para fazer os 66 km de estrada de chão... "bem que o poder público poderia se preocupar mais com esse paraíso, oferecendo estradas melhores para atender os turistas e não se preocupar com coisas que não é do interesse da comunidade - como por exemplo, colocar letreiros bonitos na cidade...fica a dica!"

Na chegada fomos recepcionadas pela D. Nice e tudo compensou toda aquela dificuldade para chegar ao lugar, nossa anfitriã cuidando e se preocupando com os hóspedes, servindo o café de forma exclusiva, conforme o pedido de cada um, além dos bolos super caseiros, o que compensou nossa ida até à Península de Maraú. Além disso a Península é um lugar de praias maravilhosas, vastos coqueirais, longas faixas desertas e um pôr do sol de emocionar, com uma vila de restaurantes e pessoas bem acolhedoras. O difícil acesso torna à Península de Maraú um lugar tranquilo e preservado. A praia de Taipu de fora tem lindas piscinas naturais que deixam o mergulho ainda mais fascinante.

Neste paraíso fizemos parceria com a Carpe Diem Dive Tour, onde faríamos dois mergulhos um com saída de praia e outro embarcado. A saída de praia foi outra experiência de mergulho para mim, visto que, apenas havia feito saída embarcada. Foi ótima experiência e confesso estar amando, pois assim vou praticando todas as formas.

Não tivemos muita sorte em relação ao tempo, pois a maioria dos dias estava com um sol entre nuvens ou nublado e muito vento. Nosso mergulho foi em águas rasas com um pouco de correnteza e muita vida. Lá encontramos nosso primeiro tubarãozinho, um "Casão Viola", lindo, para nossa alegria, pois é magnífico encontrar algo novo em cada mergulho. Neste mergulho conhecemos um casal que mora em Curitiba a Jussara e Tássio, que estavam terminando o curso de "Open Water Diver", para irem mergulhar no México, uns queridos, fica o desejo de mergulharmos juntos novamente.

No dia seguinte, aproveitamos a praia de Barra Grande em frente a pousada. Passamos o dia no "Bar da Praia", onde fomos super bem atendidos pelo Fernando, Juliana, Itu, Maine e Renata, saboreamos o prato do dia, arroz com polvo com um chopp artesanal da península e uma ótima caipirinha. A água do mar quentinha, o sol lindo e a sombra dos coqueiros fez com que nosso dia se tornasse maravilhoso.

O outro mergulho, devido ao mal tempo, não foi possível ser uma saída embarcada, então o Tiago da Carpe Diem, mudou o ponto, sugerindo um mergulho no Porto abandonado no Campinho, outra praia da Península de Maraú. Confesso que quando chegamos ao local, não achei nada de legal. 

A plataforma de onde sairíamos era alta para o pulo de gigante para entrar na água, havia correnteza, a água estava boa, mas não conseguia enxergar nada de atrativo naquele lugar. Porém estávamos lá e só pensei que seria uma nova experiência, aliás, só poderia falar realmente que era estranho ou que não havia gostado do mergulho, após realizar de fato o mergulho. Nos equipamos e caímos na água. De cara o passo de gigante foi tudo tranquilo e já estava feliz que tinha dado tudo certo e não tinha me apavorado. Começamos a descida e tudo mudou. 

A água estava com ótima visibilidade e quentinha. Foi incrível o mergulho, o colorido embaixo da plataforma era encantador, as esponjas e a vida que se formou nas pilastras abandonadas era um espetáculo à parte. Muitas lagostas, camarão palhaço, moreia e até uma mututuca. Voltamos à superfície e minha visão sobre aquele lugar, aparentemente estranho, era totalmente outra, a vontade que eu tinha era trocar o cilindro e cair novamente na água, para quem sabe encontrar os peixes grandes, ir atrás de um Mero. Amamos o mergulho e foi outra experiência incrível, como cada um que fizemos até aqui, Tássio e Jussara também foram, fizeram o check out do curso neste ponto.

Na Península de Maraú em Barra Grande, conseguimos dormir até um pouco mais tarde e descansar, além de aproveitar as belezas do lugar. O atendimento e o carinho da D. Nice, deixou a pousada mais que especial, fizemos amizades com duas famílias de Tocantins, Cleidiane e Lucas, e Kelli e Mário, além de seus filhos, com os quais nos encontrávamos todos os dias no café da manhã, e dávamos boas risadas.

Conhecer a praia de Taipu de Fora e toda a Península de Maraú foi muito especial, fizemos novas amizades, aproveitamos a praia, fizemos mergulhos, passeamos no centrinho, comemos super bem e ainda tivemos todos os mimos, na pousada.

Sabe, no dia do nosso casamento choveu muito, mas muito mesmo, que até a igreja em que iríamos casar teve que ser mudada às pressas, pois seria na fazenda, mas minha mãe sempre me disse, que chuva é benção. E eu acredito muito, pois ela tem nos acompanhados em nossa viagem e tudo tem dado super certo, e o barro? Ah, já estamos acostumados, além de adorarmos uma aventura...E como a chuva não nos abandonou, choveu bastante à noite, e com medo da estrada, saímos bem cedido, às 4:30 da manhã, da Península, sentido a São Miguel dos Milagres - AL, já com saudades das suas belezas e encantos. Até qualquer dia Península de Maraú....Só espero que a estrada da próxima vez não esteja tão complicada.

TRIP SCUBA MILENA & RODRIGO

16/01/2020 - 10h28min