TRIP SCUBA EM SÃO MIGUEL DOS MILAGRES - AL

03/02/2020

Paz e bem, familiares, amigos e seguidores, 29/01/2020, nossa Trip Scuba deixou Maragogi, só não foi mais triste, porque ainda permanecemos em Alagoas, hospedados em São Miguel dos Milagres, na "Pousada do Sonho" nosso parceiro.

Uma pousada pé na areia em frente aos bancos de corais daquela região, muito aconchegante. Cada quarto era bem privado por uma cerca viva e recebia o nome de flores, o nosso era "fiori".

Tinha um pergolado em frente com uma rede tamanho família, onde ficávamos todas as tardes, escutando o barulho das ondas e dos coqueirais que completavam o quintal da pousada, ou então nas espreguiçadeiras beira mar.

Pena que nos dias que ali ficamos os picos de mares foram de madrugadinha ou a noite então não conseguimos mergulhar nos arrecifes em frente a pousada.

A cidade de São Miguel dos Milagres, antes chamada de Freguesia de Nossa Senhora Mãe do Povo, recebeu este nome após um pescador morador da cidade ter encontrado na praia uma peça de madeira coberta de musgos e algas marinhas.

Levou para casa admirado e curioso para saber que imagem era, então começou a lavá-la e fazer a limpeza da peça, descobrindo que era a imagem de São Miguel Arcanjo e ao terminar a limpeza percebeu que uma ferida persistente que estava lhe causando muito sofrimento e dor, estava totalmente cicatrizada e a notícias se espalhou pelo povoado e muitos vem até hoje a fonte dos milagres buscar água da fonte, onde está a imagem para cura de suas doenças pela intercessão do Arcanjo São Miguel.

Nós visitamos a fonte, bem como a igreja construída em honra a Nossa Senhora Mãe do Povo, a terceira igreja mais antiga de Alagoas, construída entre 1637 e 1639, no passeio de buggy que fizemos no dia 30 com o Leandro, o qual nos levou em várias praias e lugares lindos.

Agora entendo porque queríamos tanto conhecer São Miguel dos Milagres, pois o fato do nome do lugar encantador sem em honra ao Arcanjo Miguel mais uma vez nos mostra que Deus está no comando e nos guiando em nossa Trip Scuba, pois sabemos muito bem a importância de São Miguel Arcanjo em nossa vida.

O passeio de buggy começou às 8:30 pelas praias de São Miguel foi Maravilhoso, o nosso condutor foi o Leandro, o qual nos levou em muitos lugares especiais, fomos conhecer a praia da Lage, a praia do Patacho, o Rio Tatuamunha onde passamos pela antiga passarela de madeira que atravessa o rio e o mangue, o mirante da cidade, a Fonte dos Milagres e a Igreja em honra a Nossa Senhora Mãe do Povo, foi maravilhoso nosso passeio, as praias lindas e primitivas com aqueles lindos coqueirais que amo.

Depois nos levou para a praia do toque, onde fizemos um mergulho livre nos arrecifes em frente a igrejinha localizada na beira mar, onde vários famosos estão escolhendo para a realização da cerimônia de seus casamentos. Realmente o lugar é encantador e a simplicidade dá um toque todo especial ao lugar.

O mergulho foi muito legal, mas o jangadeiro nos levou nos locais corriqueiros, onde levam todos os turistas para ver apenas alguns peixinhos que vem comer bolachas, que eles levam para atrai-los. Como não concordamos, pedimos para o nosso não jogar, que iriamos procurá-los junto aos corais. Quando nos afastamos nos deparamos com uma rede de pesca, armada por pescadores locais muito próximo das piscinas e ainda, em um horário de muito movimento.

Voltamos a jangada e comentamos com o jangadeiro e logo os pescadores se retiraram do local. Embora seja uma Área de Preservação Ambiental, por não ter fiscalização, alguns pescadores ultrapassam os limites desrespeitando a natureza, as leis e as épocas de defeso (época em que a pesca ou retirada de algum animal é proibida por ser período de reprodução) o que é muito triste. Apesar do lamentável episódio, curtimos nosso mergulho, voltamos ao buggy, o qual terminou nosso passeio nos deixando na pousada por volta das 14h, então fomos almoçar e depois curtir a pousada.

No dia 31 fomos conhecer o projeto Peixe-Boi que fica localizado na praia de Tatuamunha, na foz do Rio. Andamos de jangada pelo Rio, com o pessoal do projeto, o nosso guia foi o Binho, que nos explicou sobre o Peixe-Boi, um animal marinho totalmente herbívoro, ameaçado de extinção, que somente bebe água doce, por isso vive em rios, e na maré cheia vai passear no mar.

O projeto possui dois exemplares, que infelizmente nunca deixarão o projeto pois, possuem uma saúde debilitada e não conseguem buscar alimentos sozinhos, porém são muito bem tratados pelos responsáveis.

O projeto ainda monitora mais ou menos 18 exemplares que vivem livremente pelo litoral Alagoano. Já foram mais de 35 exemplares monitorados, sendo vários resgatados e devolvidos ao habitat.

No dia de nossa visita havia um exemplar no cercado de tratamento, em quarentena e outro exemplar, que havia sido recuperada e estava prestes a ser devolvido ao seu habitat. Conseguimos ver 4 exemplares, um nadava livremente pelo Rio Tatuamunha e ficou desfilando para nós no entorno da jangada. Por tal motivo no Rio Tatuamunha a pesca e tráfego de barcos motorizados são proibidos. Podendo apenas transitar com jangada a remo. Foi muito lindo conhecer este lindo e dócil animal.

Retornamos ao projeto para deixar o guia, fomos conhecer o artesanato local que é muito rico e encantador com lindas peças de barro e palha. Almoçamos em um restaurante de nativos, com uma comida deliciosa, nosso pedido foi um prato com o nome "Bife saudade de casa", porque será?

Passamos a tarde na pousada, à noite fomos ao centro, comer um lanche, caímos na cama e programamos de acordar à meia noite, para ver a maré baixa na madrugada, que seria por volta das 2h38. Eu e o Rodrigo saímos com as lanternas, passeamos pela praia e voltamos dormir mais um pouco para ver o amanhecer. Rodrigo acordou, porém, chovia, então curtimos a cama mais um pouco.

O Binho que foi nosso guia do passeio, pelo Projeto Peixe boi, nos ofereceu um mergulho livre em lugares diferentes, não comerciais, já que ele também mergulha e conhece toda a região. Prontamente aceitamos o passeio e combinamos para o dia 01 de fevereiro às 12:30, com saída da Praça Piedade em Porto de Pedras.

Acordamos mais tarde tomamos um belo café da manhã e às 12h15 estávamos no local marcado. Embarcamos na jangada com o Binho e o pessoal da (Ondazulecotur), nos levou em lugares incríveis, pudemos mergulhar muito, procuramos a melhor água, costeamos os corais, fomos surpreendidos por muita vida e presenteados com a localização de um tubarão lixa bem ali, embaixo dos corais que estávamos mergulhando.

Ele era enorme, quando percebi que ele iria sair, fui pra cima dos corais, Rodrigo ficou filmando e a Ju saiu nadando atrás do tubarão. Ah menina danadinha, não teve medo e quase mata a mãe do coração rsrsrsr.

Ficamos encantados, o Binho não acreditou muito, mas nós havíamos filmado e provamos pra ele que era verdade. Nosso passeio terminou por volta das 17h com muitos lugares ainda para serem visitados, porém o dia ficou nublado e tivemos que retornar, além disso, a maré já estava subindo e a água estava ficando mexida, mas, se tivesse sol, acredito que ficaríamos até ele se pôr. Foi muito agradável e com certeza retornaremos para terminarmos o trajeto que faltou.

Deixamos Alagoas no dia 02/02/2020 com o coração partido e com aquela tristeza de termos que ir embora, mas pedimos a Deus que nos abençoe e guie nossos passos e abra os caminhos para morarmos neste Estado, que amo e que o Rodrigo passou a amar.

Foi difícil aguentar nossas caras neste dia na viagem, pois nós três estávamos querendo ficar. Pegamos a estrada cedo, após tomarmos o café e seguirmos para a Praia de Algodões, novamente na Península de Maraú - BA.