TRIP SCUBA EM ILHABELA - SP

29/12/2019

Olá...Paz e bem... visitamos Ilhabela dos dias 19 à 22 de dezembro de 2019. Um dos únicos municípios-arquipélago marinho brasileiro. É localizado no litoral norte do estado de São Paulo, microrregião de São Sebastião. Ficamos hospedados em Borrifos, parte sul da Ilha, na Casamar, chalé Canoa, com uma vista linda para o mar, porém, meio distante do centro, mas valeu a pena. Chegamos aqui com a maravilhosa notícia da operadora de mergulho Narwhal, confirmando nossa saída para mergulhar no Arquipélago de Alcatrazes, uma unidade de conservação gerenciada pelo ICMBIO, e que a partir de dezembro de 2018 foi aberta para mergulho e visita embarcada, após permanecer fechada por 30 anos.

A Ilha é imensa e digna do nome Ilhabela, realmente é muito linda e tem muito a oferecer ao turista. Não conseguimos conhecer quase nada da Ilha, o local oferece uma quantidade imensa de passeios, praias, cachoeiras, trilhas, além de ter excelentes bares e restaurantes. Tem atividade para todos os gostos, inclusive uma rica parte histórica, desde a colonização do Brasil, a escravatura, os ataques dos piratas, sendo o mais famoso - Thomas Cavendish (1560-1593), que, segundo os registros históricos, saiu da Inglaterra com missões não muito nobres - saquear riquezas alheias -, em que, em um desses ataques, se deparou com os agricultores de Ilhabela em plena colheita, a qual foi tida saqueada.

No primeiro dia (19/12) tivemos sorte -na travessia da balsa -, chegamos cedo, conseguimos acertar o mergulho de Alcatrazes, assinar a papelada, quanto a certificação e permissão do órgão ambiental (ICMBIO), depois fomos em busca da pousada. Assim que chegamos fomos recepcionados por um enxame de borrachudos, e que borrachudos, estavam nervosos, e OFF, era vitamina pra eles rsrsrs. Já na pousada, após organizarmos as coisas, fizemos uma trilha até o Porto dos Frades, perto, porém, cansativo. imaginávamos que fosse mais perto, e saímos de chinelos, o chão super escorregadio, mas valeu a pena, depois jantamos no centro da Praia de Perequê, comemos uma pizza maravilhosa, na pizzaria Deck.

No dia 20 (aniversário do Rodrigo) logo ao amanhecer fomos fazer o passeio à Praia de Castelhanos com a Maremar turismo, fizemos o passeio Terra e Mar" - onde saímos de jipe até à praia de Castelhanos, passando por algumas cachoeiras, cortando o morro, e voltamos de lancha. O jipeiro Nelson foi nosso condutor, muito atencioso, nos mostrou as peculiaridades de todo o percurso e nos levou para um banho de cachoeira, geladooooo, contudo, maravilhoso, depois o tempo fechou, começou a ventar e nevoeiro no pico do morro. Já no jipe conhecemos um casal (Maria Tereza e José Roberto de SP), casal muito simpático, que nos acompanhou durante todo o dia, inclusive almoçamos com eles no Quiosque do Alemão, na praia dos Castelhanos, ficamos conversando horas. Na volta retornamos de flexboat, passamos pela praia dos Eustáquio, onde deveríamos parar para um mergulho de snorkel, que não foi possível pelo fato de estar repleta de enormes Água Vivas. Conhecemos Praia das Caveiras, que leva este nome devido a um naufrágio ocorrido, onde morreram mais de 1300 pessoas e a maioria dos corpos foram parar nesta praia. Em seguida chegamos a Praia da Fome, onde os escravizados que chegavam eram alimentados até ganhar peso para serem comercializados, depois paramos na Praia do Sino, onde as pedras emitem um som idêntica de um sino. -"lugar mágico e encantador.."-

Dia 21 foi o tão esperado mergulho no Refúgio de Alcatrazes com a operadora Narwhal, chegamos no horário marcado e embarcamos em um flexboat (da Maremar) sendo o Paraíba capitão da embarcação, gente boa, descobrimos ainda que o capitão fez durante alguns anos o mesmo trajeto da nossa expedição, aproveitamos a oportunidade e pegamos muitas dicas. O tempo estava ensolarado e a água parecia um espelho, a navegação durou cerca de uma hora.... Sem palavras para descrever a beleza daquele lugar, a água estava mais que azul, visibilidade de 24 metros e chegamos a uma profundidade de quase 25 metros. Muita vida, muito lindo, muito transparente, natureza intocável, muitas fragatas, muito muito.... as palavras não são suficientes para demonstrar a beleza selvagem de Alcatrazes, só estando presente para que vocês possam compreender o nosso sentimento de euforia e êxtase, mesmo observando fotos e vídeos é impossível, a sensação, a energia, a magia de estar naquele local, é única, singular. Muito emocionante mergulhar em um local, que ficou fechado por mais de 30 anos, aos cuidados e responsabilidade inteiramente da Marinha do Brasil.

Um lugar mágico...em que todo amante da natureza deveria conhecer - especialmente os mergulhadores - experientes ou não.

Em Alcatrazes vocês irão perceber que somos tão pequenos diante das maravilhas de Deus. Somos uma gota no oceano...., mas, que seria do oceano se não fosse cada gotinha, não é verdade?

Nosso desejo - "que possamos ter a oportunidade de retornar a este paraíso, e que Alcatrazes nunca desapareça pela ação insana do homem, pois, mergulhando com responsabilidade, respeito e gratidão, Alcatrazes estará presente e aberta para muitas gerações de amantes de mergulho."


Observação: Segue abaixo o Teaser da TRIP SCUBA Milena & Rodrigo em Ilhabela - SP, o Vlog completo estará no ar depois do dia 28 de fevereiro de 2020, pois estamos na estrada. Aguardem..... e continuem acompanhando a expedição da TRIP SCUBA. 

Obrigado Deus pela oportunidade. "gratidão"

TRIP SUBA - MILENA & RODRIGO

Domingo 29/12/2019 - 18h37min.