TRIP SCUBA EM UBATUBA - SP E PARATY - RJ

07/01/2020

Olá...Paz e bem... hoje (22/12/19) deixamos Ilhabela, estamos pegando a estrada com o coração nos dizendo até breve, pois, há muito a ser visto... , mas vamos seguindo nossa Trip Scuba para Paraty-RJ, com direito a uma paradinha em Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo, no entorno do Trópico de Capricórnio, conhecida como a capital do surf de São Paulo, com mais de 100 praias para escolher.

Infelizmente, nossa passagem em Ubatuba foi rápida. Não visitamos as praias e o tempo estava bastante chuvoso, porém não deixou de ser especial. Conhecemos o projeto Tamar, o qual cuida de tartarugas marinhas, desde a postura dos ovos e ainda trabalha na recuperação de animais resgatados, um projeto reconhecido mundialmente. Muito organizado e possui exemplares enormes, contando, inclusive com uma tartaruga cabeçuda albina, muito linda. Valor por adulto R$ 21,00 (vinte e um reais), vale muito apena conhecer.

Também visitamos o Aquário de Ubatuba, fundado em 1996, pelo oceanógrafo Hugo Gallo, com um grande tanque marinho, abrigando até tubarão, local de conhecimento e conscientização da importância da preservação do meio ambiente externo e marítimo. Se alguém se interessar - valor - R$ 32,00 (trinta e dois reais).

Após seguimos para Paraty, onde passamos a noite, saímos perto do horário do almoço do dia 23/12/2019, rumo a Abraão, Ilha Grande, Rio de Janeiro.

Chegamos sob muita chuva. Depois de nos aconchegarmos na pousada - Solar da Dona Alcinda - próxima ao Centro Histórico, a chuva cessou, fomos à igreja, participamos da missa, a qual foi realizada em uma capelinha construída na época da colonização, e era frequentado pelos escravos, já que a matriz estava fechada devido a preparação para a missa de Natal. A celebração foi linda, muito contemplativa e com momento de adoração ao santíssimo, realmente um abastecimento para alma. Após comermos no restaurante Prosa - um legítimo bolinho de bacalhau e uma excelente pizza. No dia seguinte a chuva insistia, impondo regras, ficamos ali, a mercê dela - apenas curtindo a vista na rede da varanda, até dar o horário do café da manhã. Tomamos um café bem caseiro e gostoso e fomos conhecer o centro histórico. Ah que delícia!!! Muita história, pois Paraty é uma pequena cidade colonial, cujo centro é um monumento histórico nacional, com prédios bem preservados, em suas ruas de pedras, feitas à mão, pelos escravos da época.

Fizemos um passeio de charrete (R$ 25,00 por pessoa) o qual, segundo o guia, foi o último do ano, deste tipo de atrativo, com animais, pois o mesmo será substituído por carros elétricos. O percurso seguiu pelas ruas de pedra do Centro Histórico, passando por quatro igrejas (matriz Nossa Senhora dos Remédios; Igreja de Santa Rita, onde funciona hoje o museu de Arte Sacra; Igreja de Nossa Senhora das Dores, que era uma capelinha frequentada apenas por Mulheres; Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, que era frequentada pelos escravos os quais ajudaram na sua construção, que iniciou-se em 1725). Passamos também pelos antigos casarões, com algumas narrações marcantes, de forma rápida, mas deu para ter uma noção. O Museu de Arte Sacra estava fechado e não pudemos visitá-lo. Depois apreciamos o artesanato local. Hoje sabemos, que precisamos agradecer e valorizar as mãos fortes que carregaram cada pedra para construção da cidade, por cada criança que ajudou a assentá-la, por cada mulher, que na sua coxa, moldou as telhas. Que seja incentivado cada vez mais a preservação do patrimônio histórico e cultural do nosso país.

Para reflexão: "O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou". (Abraham Lincoln).

Não deixe de acompanhar nossa aventura!

TRIP SCUBA MILENA & RODRIGO

Terça-feira - 07/01/2020 - 20h15min.